Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Moda - uma filosofia moderna? ou uma nova sociedade com novos pensamentos?


Estava revisando a minha pequena biblioteca, e me deu uma saudade de rever o livro de Lars Svendensen - Moda uma filosofia, onde me recordo das atuais situações. Percebo a ausência de maturidade de certas pessoas na atual sociedade, designada tão pós-moderna para alguns, é claro. Ainda existe a seguinte questão engraçada e os mesmo tempo questionável que eu já decorei a resposta:

Sociedade pergunta - qual curso tu faz?
Patricia responde - Moda!!!!
Sociedade pergunta - MODA!!!! QUE LEGAL, MAS QUAL A COR DO INVERNO? E ME CONTA MAIS, PORQUE AQUELES DESFILES DE MODA SÃO TÃO ESQUEZITOS, eu não vou usar aquilo na rua!!!!!
Patricia responde - (risos), Nós vestimos uma sociedade, e para que tudo ocorra de maneira mais adequada, é necessário pesquisa, divulgação, mkt, lucratividade, e bom gosto. Nos desfiles, o que tu vê, são na sua maioria, conceitos, refêrencias, arte, ilustração, imaginação. Lady Gaga curti roupas conceituais por exemplo, mas o varejo se inspira muito em conceito para dar continuidade na sua coleção. Não existe uma regra, existe bom gosto, e o faturamento diário exige muito do criador/modelista/pesquisador.
Sociedade pergunta - acho que entendi.

Quando passo por situações paralelas a essa, percebo que ainda estamos necessitados de mais profissionais sérios na moda, que sinalizem melhor o mercado e que façam a sociedade do consumo ver e sentir como é importante a evolução no mundo da moda. Conheço diversos profissionais exemplares, onde estes, já sabem alinhar o olhar do consumidor ao mercado, deixando estes mais seguros e felizes, com os produtos, materiais de qualidade, conceitos com fácil entendimento e tantas outras coisas legais.

Nós profissionais da moda, aos poucos, estamos conquistando este novo comportamento e aos poucos vamos deixar as pessoas verem e sentirem a seridade da vestimenta da moda.
Enquanto isso, vamos juntos fazer acontecer e sem frescuras, deixando as plumas e paetês no armário, vivenciar a realidade de maneira prática e simples, onde a moda pode ser mais objetiva, onde o consumidor possa ter credibilidade com o profissional, isso certamente será muito valioso. Tem coisas que sinceramente, não tem preço.

Nenhum comentário: