Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Irmãos Campana - Salão do Móvel de Milão 2012





A criatividade dos designers brasileiros também chama a atenção de quem passa pelo Salão de Milão. Já bastante conhecidos do público europeu, os irmãos Campana participam mais uma vez do evento, dessa vez com um sistema multifuncional para cozinhas. No Salone Satellite, o visitante confere um tapete que remete às vestimentas tradicionais do Maracatu, criado por Sérgio Matos; enquanto o paulistano Pedro Franco, expõe cadeiras que exploram a estética natural.
Há, ainda, o chamado “Brazil S/A”, lounge brasileiro de design e decoração instalado no Pallazo Giureconsulti. No local, haverá uma série de exposições, como a “Renda-se ao Brasil”, composta por peças produzidas por uma seleção de designers a partir de um corte de renda com o objetivo de homenagear a cultura e o artesanato do país.



 Quem são eles?

O arquiteto Fernando e o advogado Humberto Campana nasceram em Brotas, no interior de São Paulo, e conquistaram o mundo com suas peças ousadas, que exigiram adaptação nas indústrias de móveis e acessórios que quiseram reproduzi-las.
Humberto queria ser índio. Fernando, astronauta. Os irmãos faziam os próprios brinquedos desde criança, e a infância no campo foi determinante em seu trabalho. “A gente queria fazer uma fusão entre o caipira e o urbano”, contou Humberto.
Em toda sua trajetória, os Campana visaram a revolucionar a criação de peças de design. “Vivemos num país naïf, caótico, colorido, e logo percebemos que teríamos que trabalhar com a imperfeição”, contou Humberto. Essa é a grande característica que permeia todas as criações da dupla, como a cadeira Favela, de 1990, inspirada na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, que teve como método a colagem de pedaços de madeira OSB, de forma caótica. “Queríamos reproduzir a maneira como se forma a favela”, explicou Humberto. Também é o caso da cadeira Vermelha, clássico do design composto de 300 metros de corda trançada a mão. “Tivemos de fazer um vídeo para que a Edra entendesse como ela era feita”, brincou Fernando. Outros trabalhos derivaram do emaranhado de plástico da cadeira Corallo, como a sapatilha da Melissa, comercializada em larga escala.
Além do trabalho com o design de produtos, a dupla já se meteu, inclusive, a desenvolver projetos de paisagismo. “O jardim de nossa casa foi feito por nosso pai, com a nossa ajuda”, lembrou Fernando. E foi assim que ambos concluíram a palestra – ressaltando a importância das raízes deles em sua atuação.

Quem quiser saber mais deles, dos produtos, ta ai o site, que é lindo de mais! Total inspiração!
http://campanas.com.br/


FONTE: http://casa.abril.com.br/materia/irmaos-campana-contam-sua-trajetoria-profissional-em-evento









Nenhum comentário: