Pesquisar este blog

sábado, 14 de abril de 2012

Kant e o Modernismo

Buscando acervos para o meu futuro próximo trabalho de conclusão, encontro um artigo publicado em citações bem instigantes. 

Um breve esclarecimento: Gosto de mais de filosofia, fui apresentada para ela de ma maneira sábia e de uma forma inteligentissima, onde me cativa até hoje. Sempre, busco entender o que um dia vamos compereender melhor, o porque da filosofia e o porque deste mundo de tantas perguntas e ciclos de questionamentos infinitos. Filosoficamente, arrisco aqui no meu espaço virtual a dizer que, o entendimento das coisas parte do entendimento do querer compreender os movimentos do mundo. Podem mudar as pessoas, podem querem codficar as palavras e torna-las mais manifestantes, mas não as farão reverter muitas etapa e processos mentais.

A filosofia Kantiana para mim é uma das mais complicadas e mais gostosas de quebrar a cabeça, ao ler nas entrelinhas de cada artigo, cada citação, cada publicação. Muitos profissionais, alunos e metidos como eu (risos), arriscam traduzir, as críticas e as confabulações destes intelectuais majestosos e muitas vezes conseguem deixar de fácil entendimento todas as dúvidas que nela existia.

Sugeri aqui um trecho deste artigo: "Kant e o Modernismo", pois me chamou de  mais atenção, o filósofo Kant com modernidade no título, pois a sua teoria do conhecimento kantiana é expressamente modernista. Fiquei curiosa para ler, pois nela percebe-se o quanto o sujeito do conhecimento é centro de toda a especulação gnosiológica ( tudo que o ser humano conhece; ponto de vista que tende ao idealismo.). O dado da experiência é extremamente importante, contudo. Kant não descarta o dado empírico assim como não descarta a possibilidade racionalista, mas as une, as sintetiza. Junta os juízos sintéticos a posterior do conhecimento empírico (Que se apóia exclusivamente na experiência e na observação, e não em uma teoria) e os juízos analíticos a priori do conhecimento racionalista. Nascem, então, os juízos sintéticos a priori e o idealismo transcendental kantiano. 

Desse modo, Kant entra como um pai para a modernidade por sua teoria do subjetivismo. O dado da razão humana como centralidade do conhecimento é, sem dúvida, algo de muito forte na modernidade e que se extrapola até a pós-modernidade. O sujeito da teoria do conhecimento de Kant é expressão evidente da modernidade.

FONTE DE PESQUISA: http://www.webartigos.com/artigos/kant-e-o-modernismo/11888/

Nenhum comentário: